Cirurgias Estéticas ou Mutilantes em Animais



Resolução CFMV nº 877, de 15 de fevereiro de 2008.
Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária.


" RESOLUÇÃO Nº 877, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008
Dispõe sobre os procedimentos cirúrgicos em animais de produção e em animais silvestres; e cirurgias mutilantes em pequenos animais e dá outras providências.
CAPÍTULO IV - CIRURGIAS ESTÉTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS
Art. 7° Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas. 
§1° São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: conchectomia e cordectomia em cães e, onicectomia em felinos. 
§2° A caudectomia é considerada um procedimento cirúrgico não recomendável na prática médico-veterinária. 
Art. 8° Todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados respeitando o previsto nos Artigos 2º e 3º desta Resolução."

A busca pela estética parece ter alcançado até mesmo os nossos amados bichinhos de estimação. O problema é quando o ideal de beleza vai além, fazendo com que os donos submetam seus animais a procedimentos cirúrgicos duvidosos e dolorosos sem a mínima necessidade clínica. Felizmente, cirurgias com fins puramente estéticos estão proibidas desde 2008, com a resolução publicada em Diário Oficial pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 
A lei aplica-se também a retirada das unhas de gatos e das cordas vocais de cães.
A cauda é uma extensão da coluna do cachorro e, além de ser essencial para seu equilíbrio, é utilizada para a comunicação deste com outros animais e com os seres humanos. Todos sabem que o rabo abanando, na maioria das vezes, significa alegria; o rabo entre as pernas, medo e submissão; rabo ereto, balançando um pouco, posição de dominância. 
Cirurgias como esta somente deveriam ser realizadas se essenciais para a saúde e bem-estar do cão, como por exemplo por fraturas, acidentes ou  outras  patologias. Submeter o animal a ter uma parte de seu corpo amputada apenas por motivos estéticos não tem o menor sentido!

        
AMPUTAR A CAUDA (E ORELHA) DO CACHORRO não trazem nenhum benefício ao animal, pelo contrário pode causar consequências severas como a falta de equilíbrio e perda de personalidade entre seus semelhantes,  e isto é triste!  A coisa mais linda é chegar em casa e ver nosso amigo  balançar o rabinho de felicidade pela nossa presença!!!
Se fosse para todos os cães nascerem sem rabo ou com as orelhas "reduzidas", Deus os teria feito sem rabo, ou, a natureza teria providenciado durante a evolução que não  tivessem  toda ou parte da cauda. Pense bem! 

Equipe Saúde Animal

Visite nosso site

Cinto de Segurança para cães


(foto feijão saudeanimal)

O uso do cinto de segurança é completamente indispensável para quem quer viajar com o seu melhor amigo.

Com o uso do cinto nos cães, o condutor não é distraído em nenhuma hipótese. Além disso, em manobras inesperadas não haverá possibilidade do cão se machucar. Com o cinto, ele não consegue colocar a cabeça para fora do vidro e nem saltar para fora do carro, o que aumenta ainda mais a segurança. Caso haja acidente, o cachorro estará protegido de seu próprio medo, não conseguindo fugir para a estrada – o que o salvará de ser atropelado – ou impedir que alguém lhe preste socorro.


De acordo com a lei de trânsito, o cinto de segurança não deve ser utilizado apenas pelas pessoas que estão no veículo, mas também os animais que estão sobre os bancos. A lei sugere o uso de cintos especiais ou caixas para o transporte dos bichinhos de estimação, para evitar que eles tirem a atenção do motorista e com isso evitar possíveis acidentes e infrações no trânsito.

            Algumas cidades já estão com a fiscalização mais rígida com esse tipo de infração, e muitos dos motoristas estão sendo autuados.
De acordo com um dos agentes de trânsito, se o animal estiver no colo, junto ao motorista, nesse caso poderá haver a autuação.
Conforme o Código Nacional de Trânsito, se o cachorro estiver solto dentro do carro e pular para o banco do motorista implica na perda de 4 pontos na carteira e multa. Se ele estiver na caçamba de uma picape implica em  5 pontos na carteira mais multa. O uso do cinto também evita que num acidente ou freada brusca, o cachorro seja arremessado contra o para-brisa.

Portanto, seja consciente. O cinto é tão importante para seu melhor amigo quanto para você.


  
Saúde e Bem Estar de seu animal

CLÍNICA VETERINÁRIA SAÚDE ANIMAL DE ALEGRETE



A Saúde Animal está situada no centro da cidade de Alegrete no RS, na rua Gal. Sampaio nº 825.
    O amor que temos pelos animais é traduzido pela disposição em trabalhar e pela inúmera lista de clientes satisfeitos e fiéis.  



Visite nosso site!